PDECA

 

Apresentação/Introdução

 

A expressão artística é uma componente do Currículo do Ensino Básico. A sua importância na educação básica advém da necessidade de facultar aos alunos a possibilidade de conviverem de forma regular e organizada com as Expressões Artísticas. Estas actividades são muito importantes no desenvolvimento da coordenação, da sensibilidade auditiva, da dimensão espácio-temporal, da harmonia, flexibilidade, etc.

Assim, e de acordo com o Relatório do Grupo de Contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura (2000: 17),

“ (…) deve ser garantida a realização do determinado na Lei de Bases do   Sistema Educativo, no sentido de que as artes constituam uma dimensão necessária da educação básica de todos. É preciso, pois, criar as condições indispensáveis para que todas as crianças disponham da oportunidade de uma iniciação artística, na sua escolaridade básica”.

 

Neste sentido, vemos a Arte como um veículo de convívio que possibilita ao aluno o estímulo do entendimento crítico, sensitivo e criativo.

As expressões artísticas centram-se na criação e desenvolvimento das distintas dimensões do Homem, partindo da criação, da interpretação e da reflexão.

Assim, nas suas diversas experiências educativas, a escola deve proporcionar aos alunos o acesso ao mais variado património cultural e artístico, proporcionando uma intervenção criativa, apreciativa e sensitiva das artes, concebendo assim uma educação holística.

 

Bibliografia:

 

Ministérios da Educação e da Cultura. (2000). A educação artística e a promoção das artes, na perspectiva das políticas públicas, Lisboa: Editorial do Ministério da Educação