Expressão Corporal - Movimento/Dança
A Dança na Escola
Introdução
Este trabalho subordinado ao tema “A Dança” realiza-se no âmbito da unidade curricular Pedagogia e Didáctica da Expressão Corporal e Artística e tem como objectivo planificar uma actividade destinada a alunos de 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade ser futuramente aplicada nas aulas práticas desta disciplina, para que vivenciem e explorem uma dança criativa relacionada com o tema. Para este trabalho escolhemos como tema a dança Medieval denominada “Sellengers Round” de Mauricio Padovan.
É com o corpo e criatividade que a criança explora, apreende e reage aos estímulos do meio envolvente. A educação do corpo, do gesto, da audição, da voz e da visão desenvolve nas crianças possibilidades de interpretar o mundo, de exprimir o pensamento e de criar.
A prática de actividades expressivas contribui assertivamente para a expressão e construção da personalidade e da identidade. Podemos dizer que a dança contribui para o desenvolvimento holístico do ser humano.
Este trabalho está dividido em duas partes.
Numa primeira parte, apresentamos o enquadramento teórico do trabalho, onde abordamos a importância das expressões artísticas no desenvolvimento do aluno e, consequentemente no crescimento do ser humano. Seguidamente elaboramos uma pequena síntese e reflexão sobre as competências da dança, provindas do Ministério da Educação.
Por último, e ainda na primeira parte apresentamos a dança como, entre outros, meio de comunicação no contexto educativo.
Na segunda parte do trabalho apresentamos toda a parte prática do mesmo, que se inicia com a planificação e, concludentemente, com toda a descrição da actividade.
Trabalho completo: A dança na Escola.pdf (476,1 kB)
Áudio da Dança: Sellenger's Round.wma (1,7 MB)