Expressão Plástica
Imagem
Escultura
Resumo
"Artes y Escuela"
(Aspectos curriculares y didácticos de la educación artística
La Plástica: Un Mundo de Objetos Materiales)
Reflexão
A arte, e de acordo com vários autores, tem uma importância imensa como disciplina constituinte do currículo escolar e contextualizada na educação artística...
Menu
A Rampa O-EX-C |
Conceito: Construção; forma e estrutura. |
Procedimentos: Realização de uma escultura a partir dos materiais dados (desenhar, serrar, furar, pregar, cortar, limar, recortar, pintar e aparafusar). |
Materiais: Vara de um Trombone; vara de limpeza de um Trombone; madeira; arame; cartão; rede metálica; tinta; uma bola de esferovite; pregos; dois camarões e uma cabaça. |
Ferramentas: Martelo; furadora; alicate; compasso; serra de madeira; pincel; esmeril e lima. |
Suportes: Madeira; cartão; vara de um Trombone e esferovite. |
Tempo: 4 horas. |
Agrupar: Individual. |
Processo:
· Desenhar, recortar e pintar o cartão e a bola de esferovite; · Cortar a cabeça da cabaça e fixá-la no topo da vara do Trombone; · Aparafusar os camarões lateralmente à vara do Trombone.
|
Observações: Nesta actividade pretende-se explorar a criatividade, a capacidade de manusear as diferentes ferramentas e atender à sensibilidade e à capacidade de organização do sentido estético.
|
Variações e Possibilidades: · Este trabalho poderá ser utilizado pedagogicamente na sala de aula para que os alunos tomem contacto com partes do instrumento musical em questão (Trombone); · Sempre que queiram, os alunos podem aplicar outras pinturas diferentes na escultura em substituição das existentes; · Pode-se colocar a escultura ao sol e fazer “pendular” a sombra da bola de esferovite e analisar a sua trajectória. |
Códigos |
O - Obser vação |
D - Diálogo R - Reflexão |
Ex - Expe rimentação |
C - Criação |
Ev - Avaliação |