Expressão Plástica

 

 

Imagem

 

 retrato.pdf (37,2 kB)

Escultura

 

 


 

Resumo

"Artes y Escuela"

(Aspectos curriculares y didácticos de la educación artística

 La Plástica: Un Mundo de Objetos Materiales)

 Resumo.pdf (136,4 kB)

 

 

 

 

Reflexão

A arte, e de acordo com vários autores, tem uma importância imensa como disciplina constituinte do currículo escolar e contextualizada na educação artística...

Reflexão.pdf (136,9 kB)

 

 

 

Menu

 

 

A Rampa                                             O-EX-C

Conceito: Construção; forma e estrutura.

Procedimentos: Realização de uma escultura a partir dos materiais dados (desenhar, serrar, furar, pregar, cortar, limar, recortar, pintar e aparafusar).

Materiais: Vara de um Trombone; vara de limpeza de um Trombone; madeira; arame; cartão; rede metálica; tinta; uma bola de esferovite; pregos; dois camarões e uma cabaça.

Ferramentas: Martelo; furadora; alicate; compasso; serra de madeira; pincel; esmeril e lima.

Suportes: Madeira; cartão; vara de um Trombone e esferovite.

Tempo: 4 horas.

Agrupar: Individual.

Processo:

  • Desenhar um círculo numa tábua de madeira e serrar;
  • Marcar o lugar para fazer dois furos, furar e prender a vara do Trombone;
  • Cortar e limar a cabeça a dois pregos pregados previamente num pedaço de madeira e prendê-lo no centro da base;
  • Furar a base e prender a vara de limpeza do Trombone;
  • Cortar e furar um pedaço de madeira e prendê-lo no cimo da vara do Trombone e da vara de limpeza;
  • Cortar a rede e prendê-la;

·         Desenhar, recortar e pintar o cartão e a bola de esferovite;

·         Cortar a cabeça da cabaça e fixá-la no topo da vara do Trombone;

·         Aparafusar os camarões lateralmente à vara do Trombone.

 

Observações: Nesta actividade pretende-se explorar a criatividade, a capacidade de manusear as diferentes ferramentas e atender à sensibilidade e à capacidade de organização do sentido estético.

 

Variações e Possibilidades:

·         Este trabalho poderá ser utilizado pedagogicamente na sala de aula para que os alunos tomem contacto com partes do instrumento musical em questão (Trombone);

·         Sempre que queiram, os alunos podem aplicar outras pinturas diferentes na escultura em substituição das existentes;

·         Pode-se colocar a escultura ao sol e fazer “pendular” a sombra da bola de esferovite e analisar a sua trajectória.

 

Códigos

O - Obser

vação

D - Diálogo

R - Reflexão

Ex - Expe

rimentação

C - Criação

Ev - Avaliação

 

 

 

 

A Rampa- menu.pdf (133,4 kB)